Coordenadoria de Estágio e o Caderno do Estagiário

A Coordenadoria de Estágio da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras

No período de fevereiro de 1998 a outubro de 2002 exerci o papel de coordenador de estágio dos cursos de Licenciatura em Matemática, Letras, História e Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga, cuja mantenedora é atualmente conhecida como Organização Superior de Ensino (antiga Associação de Ensino de Itapetininga).

Como coordenador, uma das minhas primeiras atividades foi a criação da "Coordenadoria de Estágio", que funcionou, a princípio, numa das salas do Bloco I da referida Faculdade, onde hoje, mais exatamente, funciona o seu Centro de Pós-Graduação.

Tive como principais colaboradores, em todo esse período, Cecília Thibes e Celso de Mello, os quais tiveram um papel muito importante para que todas as atividades relacionadas à organização, acompanhamento, registro e supervisão do estágio para formação de professores feitas pelos nossos inúmeros estagiários ocorressem da melhor forma possível.

Não possuo dados sobre a quantidade de alunos que passaram pela Coordenadorida de Estágio e que acabaram utilizando o Caderno, que lhes era distribuído no início de cada ano letivo. Estimo, no entanto, que, durante os 4 anos em que exerci a coordenação das atividades de estágio, foram atendido cerca de 1800 alunos-estagiários.

Nesse link encontra-se uma apresentação da Coordenadoria de Estágio, feita na época de sua criação.


O Caderno do Estagiário


O "Caderno do Estagiário" foi originalmente criado em 1999 para servir aos alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática, Letras, Pedagogia e História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga.

O "Caderno" pode bem ser comparado com uma espécie de manual de ensino programado,

A organização do "Caderno" foi feita a partir do estudo da legislação e literatura acadêmica referente à formação de professores no Brasil, bem como sobre a reflexão da própria realidade dos cursos de Licenciatura e de seus alunos (cuja maioria, na época, era formada por jovens que viajavam toda noite para a faculdade, vindos das cidades vizinhas).




Nenhum comentário: