Programa de Estágio - 1999

Caracterização do Programa de Estágio


Ao ingressar no Programa de Estágio para Formação de Docentes do Ensino Básico da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga, o aluno-estagiário recebe dois “Cadernos de Estágio” (VIDE ANEXO), nos quais está impressa uma seqüência de 28 atividades práticas que deverá ser executada em escola de ensino básico de livre escolha do participante, num prazo que varia de 2 a 3 anos. A seqüência está dividida em duas grandes Fases:


FASE I : FORMAÇÃO PEDAGÓGICA GERAL
( 100 horas )
Atividades de conhecimento da profissão de professor, atividades de primeiro contato com a escola estagiada e estudos da legislação escolar brasileira, da instituição escolar estagiada, da sua clientela e da comunidade local.

FASE II : FORMAÇÃO ESPECÍFICA
( 200 horas )
Estudos da organização pedagógica da escola estagiada, estudos de currículo e atividades de prática docente.


A Fase I é subdividida em 10 tarefas práticas, envolvendo atividades de entrevistas, leitura de documentos, visita a comunidade escolar, etc, assim denominadas:
· Tarefa Zero: primeiros conhecimentos da profissão de professor.
· Tarefa 1: Situando a escola no conjunto da sociedade.
· Tarefa 2: Contato inicial com a escola estagiada.
· Tarefa 3: Caracterização da comunidade local.
· Tarefa 4: Conhecendo a clientela.
· Tarefa 5: Conhecendo o estatuto jurídico da escola .
· Tarefa 6: Conhecendo a rotina de funcionamento da escola.
· Tarefa 7: Conhecendo a rotina de reuniões.
· Tarefa 8: Conhecendo os órgãos auxiliares da escola.
· Tarefa 9: Investigando os problemas de convivência da escola.

Já a Fase II é composta de 16 tarefas práticas relativas ao estudo detalhado da organização pedagógica da escola estagiada, estudos de currículo e desenvolvimento da prática docente em sala de aula, assim denominadas:
· Tarefa 1: conhecendo a organização pedagógica da escola estagiada.
· Tarefa 2: conhecendo a dinâmica e os recursos de apoio para o trabalho do professor e ao atendimento ao aluno.
· Tarefa 3: conhecendo o Conselho de Classe.
· Tarefa 4: a organização pedagógica pelo ponto de vista do professor .
· Tarefa 5: conhecendo os processos de avaliação.
· Tarefa 6: conhecendo a grade curricular.
· Tarefa 7: conhecendo a situação da disciplina de atuação.
· Tarefa 8: conhecendo os objetivos de ensino e as propostas curriculares.
· Tarefa 9: conhecendo o currículo de uma escola particular.
· Tarefa 10: conhecendo o currículo segundo a CENP.
· Tarefa 11: conhecendo o currículo segundo os PCNs.
· Tarefa 12: fazendo contato com professor-tutor.
· Tarefa 13: conhecendo como o professor-tutor elabora seu programa de aulas.
· Tarefa 14: preenchendo a Agenda de Observação.
· Tarefa 15: Preenchendo o Relatório de Observação.
· Tarefa 16: Preparando um Plano de Aula.

Para a seqüência de tarefas descrita acima ser considerada concluída, o estagiário apresentará Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, adequadamente respondidos, os dois volumes do seu Caderno de Estágio os quais serão avaliados e apostilados para posterior devolução ao interessado.

Histórico do Programa

O atual Programa de Estágio Para a Formação de Professores do Ensino Básico da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga começou a ser elaborado e colocado em prática a partir de fevereiro de 1998, quando os alunos das primeiras séries dos cursos de Letras, História, Matemática e Pedagogia, num total 232 estagiários, foram convocados a participar de uma experiência piloto de estágio obrigatório.
Durante esse ano, os alunos, a partir de então tratados como alunos-estagiários, foram orientados a realizar uma série de atividades de exploração da realidade escolar da região (entrevistas, levantamento de dados, observação, elaboração de relatórios), cujo planejamento, coordenação e supervisão, foram feitas sob responsabilidade da Coordenadoria de Estágio, órgão criado especialmente para esse fim. Bimestralmente, num dos anfiteatros da Faculdade, os alunos-estagiários eram chamados para uma reunião coletiva, quando então era realizada a avaliação das atividades já desenvolvidas e passadas as orientações para as próximas atividades. Os conteúdos das atividades eram dados a cada estagiário na forma de tarefas numeradas e impressos em pequenos cadernos datilografados, cuja devolução era feita no bimestre seguinte.
As tarefas executadas durante o ano de 1998 foram as seguintes:
· Tarefa 1: Caracterização da comunidade local.
· Tarefa 2: Caracterização geral da Escola.
· Tarefa 3: Caracterização da estrutura física da escola.
· Tarefa 4: Caracterização da rotina de funcionamento da escola.
· Tarefa 5: Caracterização do corpo docente.
· Tarefa 6: Caracterização da clientela.
· Tarefa 7: Entrevista com pai ou mãe de aluno.

As tarefas foram organizadas em modo crescente de complexidade, levando o estagiário a realizar primeiramente algumas atividades de contato e conhecimento da escola estagiada e da comunidade ao seu redor, como entrevistar diretores, coordenadores, professores, secretários, pais e alunos, estudar a estrutura administrativa e pedagógica da escola, etc. Só na segunda fase do estágio é que o aluno iria se dedicar exclusivamente às atividades específicas de docência em sala de aula, através da realização de atividades de observação prática, estudos de currículo, além da elaboração e execução de um plano de ensino.

O controle administrativo e burocrático das atividades dessa experiência inicial se deu através da entrega bimestral, por parte de cada estagiário, do próprio Caderno de Estágio, cujo preenchimento deveria indicar a execução das atividades solicitadas.

Situação atual

Para o ano de 1999, estão inscritos no Programa de Estágio 413 estagiários, trabalhando em cerca de 70 escolas (incluindo algumas particulares) de ensino fundamental e médio da região sul-paulista, envolvendo 39 pequenos municípios.
Do total de estagiários, 197 estão inscritos na Fase I e 216, na Fase II do estágio, sendo esses últimos alunos que participaram a experiência piloto de 1998.
O Programa procura manter correspondência com todas as escolas cadastradas, tendo lhes enviado duas cartas circulares (dirigidas aos diretores e coordenadores pedagógicos) e um Boletim Informativo (para fixação em mural).
Muitos estagiários do Programa já exercem funções nas próprias escolas onde estagiam, recebendo remuneração bastante variada. Uma outra maioria, entretanto, composta principalmente pelos estudantes mais jovens, realiza o estágio de maneira quase que exclusivamente voluntária, não recebendo nenhum tipo de retribuição financeira. Ainda não dispomos de números exatos sobre esse aspecto.

Projeções

Para os próximos anos, espera-se que este Programa possa estar apto a realizar as seguintes tarefas:
· possuir uma sólida rede de comunicação com as escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio da região sul-paulista, que compõem o principal mercado de trabalho dos professores egressos desta Instituição;
· gerenciar um Banco de Dados com informações sobre essas escolas;
· manter biblioteca especializada em projetos de estágio e de trabalho voluntário;
· desenvolver e implantar projetos especiais de estágio;
· captar recursos financeiros para distribuição de “bolsas de trabalho” e “bolsas de estudos” aos estagiários que executem atividades especiais.


Participantes e condições de participação

O Programa de Estágio dirige-se à três categorias de participantes:

· escolas públicas e particulares de ensino básico (fundamental e médio) e demais instituições de ensino, cultura e pesquisa localizadas na região sul-paulista;
· estudantes matriculados nos cursos de licenciatura da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga, e
· demais pessoas físicas e jurídicas que desejem colaborar com este Programa, fornecendo recursos para a execução de projetos especiais.

Os requisitos mínimos para que escolas e demais instituições de ensino, cultura e pesquisa possam se inscrever no Programa, são os seguintes:

· cadastrar-se no Banco de Dados do Programa;
· aceitar o recebimento do estagiário em suas dependências;
· franquear-lhe acesso a informações administrativas, pedagógicas e comunitárias;
· comunicar a Coordenadoria de Estágio a respeito de todo fato estranho que ocorra no desenvolvimento deste Programa;

As exigências mínimas para ser estagiário do Programa são as seguintes:

· ser aluno regularmente matriculado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga;
· estar disponível para a realização voluntária de visitas periódicas a escolas e comunidades da região em que mora;
· respeitar as regras e normas de convivência da escola estagiada;
· participar das reuniões e demais eventos programados pela Coordenadoria de Estágio;
· zelar dos Cadernos de Estágio fornecidos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga, respondendo neles os questionários e relatórios solicitados e entregando-os para avaliação nos prazos estipulados;
· apresentar documentação comprovatória da realização do estágio expedida pela escola estagiada.

As demais pessoas físicas e jurídicas que desejem colaborar com este Programa poderão fazê-lo das seguintes maneiras:
·
· Oferecendo condições de estágio, desde que dentro dos princípios e normas elaboradas pela Coordenadoria de Estágio;
· Apresentando projetos especiais de estágio para formação de docentes do ensino básico, respeitadas as normas e princípios deste Programa;
· Oferecendo “bolsas de trabalho” e “bolsas de estudo” para estagiários que desenvolvam atividades especiais;
· Oferecendo qualquer tipo de colaboração que promova o aperfeiçoamento da prática profissional dos docentes do ensino básico da região sul-paulista.
Atribuição de horas e conclusão do estágio

O estágio só será considerado concluído com a entrega, por parte do estagiário, dos seguintes documentos:
- os volumes 1 e 2 do Caderno de Estágio ,
- um pequeno relatório contendo suas impressões pessoais a respeito das atividades desenvolvidas, e
- dois atestados rubricados (um documento rubricado pela equipe diretora responsável pela instituição ou entidade onde foi realizado o estágio e outro documento rubricado por um docente ou especialista numa das áreas curriculares do ensino básico)
Os documentos serão avaliados e apostilados pela Coordenadoria de Estágio, a qual deverá ou não expedir um certificado de conclusão de estágio para ser anexado ao prontuário do aluno.
Conforme exigência legal (art. 65, da Lei 9.384/96), a carga horária mínima deste Programa é de 300 horas, podendo haver cargas horárias diferentes para projetos especiais de estágio, desde que aprovados pela Coordenadoria de Estágio.
O certificado de conclusão de estágio só será expedido pela Coordenadoria de Estágio a partir da entrega, pelo estagiário, dos dois Cadernos (Fase I e Fase II), respondidos de modo a comprovar a conclusão das atividades neles previstas.
Para efeito de transferência do aluno-estagiário para outra instituição de ensino superior, sem que o mesmo tenha concluído o Programa, o cálculo para atribuição de carga horária de estágio será feita com base na proporção de atividades efetivamente desenvolvidas.

Documentos relacionados

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO DE ITAPETININGA. Guia de Estágio. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. 1998. Mimeo.
_____ . Plano Pedagógico do Curso de Ciências Sociais. Idem.
_____ . Plano Pedagógico do Curso de História. Idem.
_____ . Plano Pedagógico do Curso de Letras. Idem.
_____ . Plano Pedagógico do Curso de Matemática. Idem.
____ . Plano Pedagógico do Curso de Pedagogia. Idem.
_____ . Proposta de Rotina de Estágio. Coordenadoria de Estágio. Idem.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
_____.Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 2ª ciclos). Brasília. MEC / SEF. 1997. 10 vls.
_____ _____ Parâmetros Curriculares Nacionais (3º e 4º ciclos) . Idem. 1998.
_____._____. Plano Decenal de Educação Para Todos (1993 – 2003). Idem. 1993
SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação. Indicação nº 8/97. Sobre progressão continuada. D.O.E. 05/08/97.
_____._____. Deliberação n.º 09/97. Institui no sistema de ensino de São Paulo o regime de progressão continuada no ensino fundamental. D.O.E.. 5/08/97.
_____._____. Indicação 09/97. Regimento e autonomia escolar. D.O.E. 04/09/97.
_____._____. Deliberação n.º 9/97. Institui no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo o regime de progressão continuada no ensino fundamental. D.O.E. 05/08/97.
_____._____. Deliberação n.º 10/97. Fixa normas para elaboração do Regimento dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio. D.O.E. 04/09/97.
_____._____. Indicação n.º 22/97. Avaliação e progressão continuada. D.O.E. 17/01/98.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prática de Ensino: Estágio Supervisionado. Instituto de Letras História e Psicologia. Departamento de Psicologia. Assis, SP. 1987. Mimeog.

Nenhum comentário: