Repertório Escola e Imprensa do Cotidiano



A p r e s e n t a ç ã o

O presente Projeto de Trabalho de Pesquisa tem por objetivo resgatar a memória da escola pública da região sul do Estado de São Paulo, através da organização de um repertório das manifestações escolares veiculadas por meios impressos, especialmente jornais, mas sem desprezar almanaques, revistas, panfletos e tablóides produzidos e postos em circulação nas cidades de Itapetininga, Tatuí e Itapeva entre os anos de 1860 a 1930, cuja riqueza documental tem se revelado interessante não só para a preservação da memória coletiva local, como também para pesquisas históricas e sociológicas mais amplas do processo de escolarização empreendido pelos primeiros governos republicanos paulistas.
Chamado, a princípio, Repertório Escola e Imprensa do Cotidiano, a ser organizado com procedimentos de arquivística eletrônica, este trabalho pretende propiciar uma ampla base de dados para o estudo da recepção da escolarização obrigatória pelas sociedades interioranas do Estado de São Paulo, cujo acesso poderá ser feito de maneira direta ou remota, possibilitando aos pesquisadores informações que vão além daquelas mais freqüentemente elaboradas a partir do ponto de vista dos processos políticos e sociais implementados na Capital, ou nos órgãos centrais, e posteriormente levados para as outras cidades do interior e do litoral paulista.
Através deste trabalho, que deverá incluir atividades de levantamento e seleção de fontes, digitalização de documentos e sua organização em arquivos e diretórios virtuais, o Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo espera poder aperfeiçoar e disponibilizar um banco maior de dados sobre as publicações da imprensa jornalística relacionados à vida cotidiana das escolas paulistas para pesquisadores interessados nos campos da história das práticas de leitura, relações entre imprensa e escolarização, antropologia da educação, cotidiano escolar e áreas afins.
Ao mesmo tempo, espera-se que esta presente Proposta de Trabalho venha incrementar os recursos materiais e humanos já existentes no Centro de Memória da Educação, aumentando o seu conjunto de instrumentos e estratégias para a preservação e organização de acervos documentais relacionados à história da educação no Estado de São Paulo.


S u m á r i o



As cidades, as escolas e a circulação de materiais impressos
A escolha das cidades de Itapetininga, Tatuí e Itapeva como delimitação do território abrangido por este Projeto, deve-se não só ao fato de todas elas, no período aqui considerado, terem mantido entre si uma constante ou pelo menos periódica troca de correspondência por meio de materiais manuscritos e impressos, mobilizando uma gama muito variada de agentes e instituições sociais, como também devido à própria peculiaridade do processo de escolarização republicana que aí se implantou e desenvolveu, promovendo grandes transformações nas relações sociais, urbanas e econômicas.
Criadas ora para atender aos reclamos de uma nascente classe média, ora para consolidar os então novos ideais republicanos junto aos segmentos da população mais distanciados do poder central, uma das conseqüências da implantação de escolas nas cidades citadas pode ser interpretada como a expansão de um novo público alfabetizado capaz, a partir de agora, de produzir e interpretar uma variedade muito maior de materiais impressos, alguns dos quais, apesar de destinados à circulação fora do ambiente escolar, só puderam passar a existir graças ao avanço da cultura escolar para fora dos limites estreitos das salas de aula.
A instalação da Escola Complementar de Itapetininga, em 1894, transformada logo depois na primeira escola normal do interior paulista, pode ser tida como um marco na vida literária, no sentido amplo do termo, da região, pois não apenas trouxe novos valores e costumes, como também possibilitou a vinda e um constante trânsito de professores da capital para o município, muitos dos quais passaram a ter participação ativa na vida cultural da região, quer exercendo cargos políticos, quer escrevendo com regularidade nos jornais que então se publicavam.
Assim, no novo contexto propiciado pela instalação das escolas republicanas, o jornal, mas também a carta, o panfleto e até o mais simples bilhete, puderam garantir e até ampliar sua importância como principais materiais impressos utilizados pelas pessoas daquelas antigas gerações para se comunicarem através da escrita e do desenho.
O estudo da ampla produção textual produzida nessa época e ainda hoje preservada em arquivos públicos e particulares existentes nessas cidades, exige do pesquisador cuidados metodológicos especiais, não só para evitar delimitações temáticas e cronológicas grosseiras, como também para se fugir do exaltação fácil dessa ou daquela personagem histórica que tenha conseguido algum tipo de prestígio em sua época. Por essa razão, este Projeto escolheu se ocupar apenas com aqueles documentos relacionados diretamente com os empreendimentos de redação, impressão e comércio de jornais e panfletos empreendidos por tipógrafos, redatores, homens de negócios, professores e outros agentes sociais, tomando-os como seu objeto principal de trabalho de pesquisa.
No desejo de serem ou buscarem ser veículos de comunicação de alcance regional, e não apenas municipal, os jornais dessa época investiram em aperfeiçoamentos técnicos e humanos, chegando até a anunciar tiragens de 1.200 exemplares (caso do Tribuna Popular de Itapetininga em 1897) estimulando uma peculiar rede de comércio, comunicação e transportes que envolvia desde os próprios proprietários de tipografias, redatores, seus familiares e amigos, até garotos serviçais, carroceiros, chefes de estação de trem e de agências de correio e telégrafo, donos de muares, comerciantes e viajantes, para os quais a criação de novas escolas e o aumento potencial de novos leitores e consumidores de materiais impressos veio significar profundas transformações em suas formas de trabalho.
Da variada produção textual e iconográfica publicada pelos jornais dessa época, interessa para este Projeto apenas aquelas manifestações relacionadas diretamente à vida escolar, como notas, reportagens, artigos, editoriais e peças publicitárias. Comparados aos conteúdos publicados pela imprensa pedagógica da época, destinados ao consumo do professor, os textos da imprensa do cotidiano permitem uma análise diferenciada e relativamente mais ampla do processo de escolarização republicana, pois, concebidos para a leitura de um hipotético leitor comum, esses textos são reveladores da própria maneira como a sociedade da época, ou melhor, alguns segmentos da população, receberam a implantação da escolaridade obrigatória e como a isso foram amoldando seus hábitos cotidianos. Nesse sentido, a imprensa jornalística produzida nas cidades de Itapetininga, Tatuí e Itapeva constituem um material privilegiado, podendo ser entendida como o mais precioso testemunho histórico que possibilita acompanhar o dia-a-dia da implantação do sistema republicano de ensino em São Paulo.

Jornais de Itapetininga

No caso da cidade de Itapetininga, grande parte dos exemplares publicados pelas pequenas empresas de jornais de 1873 a 1930 - que em alguns casos chegou a se limitar a um redator e um tipógrafo - encontram-se hoje encadernados e guardados no Centro Cultural e Histórico mantido pela Prefeitura Municipal de Itapetininga. Esses exemplares, alguns em frágil estado de conservação, constituem interessantes coleções de jornais cronologicamente encadernados e formando verdadeiros anuários sobre o cotidiano do município e da região.
Outras coleções e exemplares avulsos também existem e são mantidos por clubes e colecionadores particulares.
Desse período, restam ainda um número significativo dos jornais Tribuna Popular e O Diário, todos os três intimamente ligados à vida e ao trabalho de Antonio Galvão, também conhecido como "o pai", para distingui-lo do filho do mesmo nome e que também se destacou como jornalista em Itapetininga.
Com alguns exemplares desses jornais, entre fevereiro a junho de 2000 foi realizado, como parte das atividades de um pesquisador do Programa de Pós-Graduação da FEUSP em nível de doutorado em história da educação, o trabalho de digitalização eletrônica de uma quantidade equivalente a cerca de 10% do acervo atualmente disponível no Centro Cultural e Histórico de Itapetininga, cuja organização virtual está em fase de desenvolvimento. Oferece-se em volume anexo o Catálogo de Jornais de Itapetininga 1896, 1897, 1901, 1902, 1915, formado a partir desse trabalho preliminar e cujo conteúdo foi objeto de comunicação no I Congresso de História da Educação promovido pela Sociedade Brasileira de História da Educação no Rio de Janeiro entre 6 a 9 de novembro p.p.

Quadro 1: Dados preliminares de alguns jornais publicados em Itapetininga, depositados no Centro Cultural e Histórico de Itapetininga


Quadro 2: Descrição sumária do acervo de jornais do Centro Histórico e Cultural de Itapetininga disponíveis para digitalização

Jornais de Tatuí e Itapeva

Os levantamentos preliminares realizados para este Projeto permitem afirmar que a produção da imprensa jornalística das cidades de Tatuí e Itapeva também é bastante significativa, apesar de, pelo menos aparentemente, não ter atingido o mesma capacidade de circulação que os jornais de Itapetininga.
No caso da cidade de Itapeva, tem-se notícia da publicação do jornal Sul Paulista, cujo primeiro número data de 1879 (22,5 x 33 cm), de propriedade de Brazilio Amélio de Azevedo Marques.
No caso da cidade de Tatuí, tem-se notícia dos jornais O Trovão e o Rutineiro, ambos provavelmente de 1897. Nas primeiras décadas deste século surgiu o jornal O Progresso de Tatuí, através de cujas páginas a elite intelectual da cidade pode expressar suas idéias e interesses, tendo na figura de Paulo Setúbal seu mais importante representante.
Devido as limitações do trabalho preliminar de pesquisa, Informações mais precisas sobre a imprensa das cidades de Tatuí e Itapeva devem ser posteriormente levantadas.
Justificativa e Objetivos

As justificativas e objetivos da criação do Repertório Escola e Imprensa do Cotidiano, razão deste Projeto, podem ser resumidos nos seguintes argumentos:

A imprensa do cotidiano, assim como a imprensa pedagógica especializada, vêm se revelando como fontes fundamentais para os estudos históricos e sociológicos da educação brasileira. No caso da imprensa do cotidiano, cujos interesses vão além da propaganda pedagógica, seu estudo se revela importante para a análise mais ampla dos processos culturais que caracterizam as práticas e representações escolares.
A imprensa jornalística produzida nas cidades do interior e do litoral do Estado de São Paulo constituem ainda ao mesmo tempo fontes e objetos pouco explorados para a pesquisa histórica, apesar de seu grande valor para o conhecimento dos processos civilizatórios desenrolados nas décadas próximas à da Primeira República.
A produção impressa e jornalística deixada pelos antigos moradores, migrantes e imigrantes dos municípios de Tatuí, Itapetininga e Itapeva constituí um conjunto de materiais impressos e manuscritos valioso para o conhecimento dos processos civilizacionais que caracterizaram o povoamento dessa porção geográfica do Estado de São Paulo.
A maioria desses materiais encontra-se em estado de relativa conservação, alguns em franca decomposição e outros ainda em situação de despejo por parte de seus proprietários, situação que suscita a necessidade de uma atuação especializada por parte de órgãos de referência histórica, como o Centro de Memória da Educação.
A guarda e a restauração de materiais impressos é relativamente custosa e envolve delicados procedimentos de tratamento museográfico e arquivístico.
O tratamento eletrônico é um processo proporcionalmente mais econômico, que pouco danifica o documento original e cuja cópia pode ser guardada em arquivos virtuais (de pouco tamanho físico, portanto) permitindo reprodução infinita também de pouco custo e o acesso pela consulta local ou remota.
A organização de um Repertório Digital das manifestações escolares veiculadas pela imprensa jornalística de São Paulo entre os anos de 1860 a 1930 disponibilizará e facilitará o acesso dos pesquisadores das áreas de práticas de leituras e cultura escolar o acesso a fontes primárias importantes para a história da educação pública paulista.
Procedimentos de trabalho e investigação

Os procedimentos de trabalho estão definidos em quatro tipos de atividades: levantamento, transporte, catalogação e digitalização de materiais impressos e manuscritos, explicados a seguir.

Levantamento de materiais impressos (jornais)

No caso de Itapetininga, cuja localização do acervo impresso e manuscrito já é relativamente bem conhecida por este Projeto, o trabalho de levantamento pode ser considerado relativamente simples, já que para isso bastará o contato com os seus atuais responsáveis, no caso: Centro Cultural e Histórico de Itapetininga, Clube Venâncio Aires, Museu de Arte Carlos Aires, Escola Estadual de Ensino Básico Peixoto Gomide, além dos colecionadores Mário Orsi, Carlos Fidêncio e José Luiz Holtz.
O contato com essas instituições e pessoas foi feito até agora de maneira informal, não tendo sofrido nenhuma manifestação em contrário. Aliás, todos se mostraram propensos a colaborar com este Projeto, abrindo a possibilidade de cessão de seus acervos para as atividades de digitalização.
No entanto, caso a FAPESP demonstre interesse em financiar este Projeto, os contatos com essas pessoas e instituições para o empréstimo de materiais impressos deverá ser feito mediante termo circunstanciado a ser assinado pelas partes envolvidas. A formalização desses procedimentos se faz necessária para que se explicitem as responsabilidades inerentes a cada interessado, bem como o de esclarecer que não é desejo do Centro de Memória da Educação ser o depositário do acervo levantado, o qual deverá ser devolvido a seus proprietários ao término de cada etapa do trabalho.
No caso das cidades de Tatuí e Itapeva, também através de contatos informais, sabe-se que boa parte dos jornais produzidos no período aqui considerado está guardada em arquivos municipais e particulares, os quais deverão ser visitados pelos pesquisadores deste Projeto em trabalho de campo específico.
Observação:
Para maior alcance dos trabalhos de levantamento de material impresso, este Projeto divulgará solicitações pela imprensa local.


Transporte de material impresso

Quando se fizer necessário, o transporte de material impresso deverá ser feito sob condições adequadas, o que em muitos casos irá exigir o uso de luvas, máscaras, caixas e pastas apropriadas de papelão e plástico.
Uma opção para se diminuir o transporte de materiais é dotar este Projeto de modernos equipamentos de computação pessoal (denominados genericamente como “notebook” e “scaner”) para que possam realizar no próprio local onde está o material a sua catalogação e escaneamento prévio (quando for o caso).
A relativa pouca quantidade de materiais que se encontra em condições de catalogação e escaneamento e o pouco tamanho da maioria, possibilitando a captação eletrônico por um simples aparelho doméstico de escaneamento, são justificativas para essa segunda opção.

Catalogação
A catalogação primeira de todo o material impresso e manuscrito que vier a ser incluído na organização do Repertório Digital das manifestações escolares veiculadas pela imprensa jornalística do Estado de São Paulo deverá ser feita para oferecer as seguintes informações: características físicas do material (tamanho total e tamanho da mancha, tipo de papel, de tinta, presença de capa, ornamento, etc.), resumo do conteúdo, data original de produção, atuais responsáveis, condições de preservação, nome ou título, autores, local de produção.
Para esse fim propõe-se a seguinte ficha de catalogação:


Digitalização

Optou-se em adotar o processo de digitalização dos materiais impressos já referidos por três motivos básicos: é um processo relativamente simples, pouco oneroso quando comparado aos procedimentos mais tradicionais e que permite a transferência imediata do suporte material para o suporte eletrônico, possibilitando a consulta local e remota através de acesso via internet ou por redes locais. Deve-se observar, também, que a guarda de arquivos virtuais em discos rígidos de computador e em CDs se mostra viável e segura. A vida útil desses suportes de memória eletrônica é calculada em quantidade de leitura e não de tempo, sendo comumente anunciada pelos fabricantes a garantia de integridade física de até 2.000 leituras para cada grupo de informações gravadas, o que significa, na prática, um tempo de vida bastante longo.
Por medida de precaução, porém, recomenda-se proceder a regravação dos conteúdos dos CDs e dos discos rígidos a cada 3 anos.
Calculando-se a quantidade de páginas de jornais disponíveis no acervo do Centro Histórico e Cultural de Itapetininga em 4.002 (ver Quadro 2), e considerando que a digitalização integral de cada uma das páginas consome, em média, 1. 5 Mb de memória, tem-se que são necessários, apenas para o acervo já referido, não considerando os jornais que existentes em Tatuí e Itapeva, cerca de 6.0003 Mb de memória disponível para o seu arquivamento eletrônico. Sabendo-se que um CD oferece, com segurança, 350 Mb de memória para gravação, conclui-se que são necessários, para acomodar as cópias dos jornais de Itapetininga, aproximadamente 18 CDs, que ocupam um espaço praticamente insignificante se comprado ao espaço necessário para um arquivo convencional ou de cópias fotográficas.

Repertório Escola e Imprensa do Cotidiano:
características básicas
Apesar de ser impossível definir a priori o layout ou interface que terá o Repetório Digital Escola e Imprensa do Cotidiano, de qualquer modo pode-se antecipar que a sua organização obedecerá ao seguinte formato básico:
! O Repertório Digital deve ser desenvolvido através de programas específicos para a produção de “sites” para Internet e de fácil leitura para os browsers mais populares (Windows Internet Explorer e Netscape).
! Deverá oferecer links para acesso aos diversos diretórios e arquivos onde se encontram as cópias eletrônicas (em formato “.jpg” ou em outro tipo de arquivo apropriado para a divulgação on-line) do material impresso previamente catalogado e selecionado.
! Flexibilidade na estrutura de diretórios e arquivos facilitando a inclusão de novos conteúdos mesmo após a conclusão deste Projeto.

Maiores aperfeiçoamentos no Repertório Digital, como acesso a links de outros sites, oferta de serviços específicos de pesquisa e inclusão de novos arquivos com cópias de outros materiais impressos e manuscritos que vierem a ser apresentados após a conclusão deste Projeto, poderão ser realizados mediante aprovação de novos projetos específicos.
Essa última observação se faz necessária para ressaltar que este Projeto será dado como concluído quando o Repertório Digital alcançar os objetivos aqui explicitados, podendo ser então considerado suficientemente organizado para publicação on-line. Alterações posteriores, portanto, deverão ser objeto de novos projetos apresentados ao Centro de Memória da Educação da FEUSP, que assumirá a propriedade acadêmica por todo o seu conteúdo e serviços de acesso.


Recursos e condições necessárias


Recursos humanos
A realização deste projeto implica na participação de um pesquisador e dois auxiliares, aos quais caberá a responsabilidade pelos trabalhos de levantamento, transporte, catalogação e digitalização dos materiais impressos recolhidos especialmente para este projeto.
Para o trabalho de organização do repertório digital, que implica na contratação de um especialista em programação de aplicativos para disponibilização de acervos virtuais, faz-se necessária a contratação de um técnico em informática.
Como pesquisador encarregado, sugere-se o nome do pesquisador Fausto Antonio Ramalho Tavares, atualmente realizando o curso de doutorado na área de História e Historiografia da Educação do Programa de Pós-Graduação da FEUSP e professor da Faculdade de Comunicação Social de Itapetininga.
A coordenação geral das atividades ficará a cargo da Prof Dr Maria Lúcia Speedo Hilsdorf, docente da FEUSP e pesquisadora do Centro de Memória da Educação.

Parcerias

A organização do Repertório Digital Escola e Imprensa do Cotidiano destinado a disponibilizar o acesso ao patrimônio cultural-escolar veiculado pela imprensa jornalística produzida nas cidades de Itapetininga, Itapeva e Tatuí entre os anos de 1860 a 1930 requer a articulação de parcerias entre o Centro de Memória da Educação e instituições de ensino superior localizadas na região compreendidas pelas cidades de Itapetininga, Tatuí e Itapeva, já que isto facilitará e diminuirá consideravelmente a necessidade de deslocamento de pesquisadores e documentos históricos.
Para esse tipo de parceria, estamos sugerindo a participação da Faculdade de Comunicação Social pertencente ao conjunto das faculdades integradas mantidas pelas Fundação Karnig Bazarian, sediada em Itapetininga e que atende a uma ampla clientela universitária da região, a qual tem se mostrado interessada em colaborar com este projeto oferecendo uma sala para sedar os trabalhos de levantamento e digitalização de documentos produzidos nas cidades já listadas durante a vigência deste Projeto. Como instituições sem fins lucrativos que são, tanto a referida Faculdade quanto a sua mantenedora têm se destacado de maneira diferenciada da maioria das instituições congêneres, fato que pode ser comprovado tanto pelos bons resultados obtidos nos Exames Nacionais de Ensino Superior promovidos pelo Ministério da Educação, quanto por uma considerável realização de atividades de extensão universitária voltadas para a comunidade local e investimentos feitos para o aperfeiçoamento da sua estrutura física e humana. Quanto aos seus recursos, a Fundação mantém um atualizado Centro de Desenvolvimento de Tecnologias - CENTEC - o qual, como participante da rede ANSP mantida pela FAPESP, já possui significativa experiência de apoio ao desenvolvimento de trabalhos de pesquisa com o uso de recursos computacionais, características essas que a habilitam a participar como parceira do Centro de Memória da Educação.
Informadas dos objetivos deste Projeto, a diretoria da Faculdade de Comunicação e a direção das Faculdades Integradas manifestaram-se positivamente, mas solicitam que, antes do desenvolvimento do projeto seja feito o termo de parceria que estabeleça com precisão as responsabilidades envolvidas.
Com essa parceria o Centro de Memória espera também contribuir para que instituições de ensino superior localizadas fora da Capital possam ter acesso a procedimentos de ensino e pesquisa no campo da preservação da memória histórica, cumprindo assim uma outra de suas funções que é a transferência de tecnologia e democratização de acesso às informações históricas relacionadas à educação pública brasileira.

Material permanente

- dois computadores PENTIUM III, 500 Mhz, RAM 124 Mb DIMM, Modem 56 K PCI V900em, HD 30 Gb, monitor 15";
- dois estabilizadores de voltagem e respectivos filtros de linha;
- duas mesas para o acondicionamento de computadores e respectivas cadeiras;
- gravador de CD;
- impressora jato de tinta HP Professional Series;
- um computador notebook PENTIUM III 500 Mhz, RAM 64, HD 10 Gb e demais acessórios;
- uma máquina digitalizadora de mesa (scaner) para reprodução em tamanho A3,
- uma mesa para o acondicionamento do scaner;
- um armário de aço com duas portas.

A necessidade de uma impressora e dois computadores com boa capacidade de para o trabalho com imagens obtidas pelo processo de digitalização, se justifica pela quantidade considerável de arquivos virtuais assim obtidos, que implica em consumo maior das memória virtual (RAM) e física (HD), e também como precaução contra qualquer hipotético problema técnico inerente ao uso de computadores. Além disso, com o objetivo de se disponibilizar o acervo digital à consulta local e remota, quanto maior a capacidade da memória, além de outros fatores, maior a velocidade de acesso aos arquivos desejados.
O uso de um computador “notebook” se justifica pela necessidade de deslocamentos do pesquisador entre as cidades envolvidas e o Centro de Memória da Educação.
A aquisição de máquina digitalizadora de mesa tamanho A3 se justifica plenamente pelo fato de que grande parte dos jornais a serem digitalizados excedem o tamanho A4 (limitação da maioria dos aparelhos domésticos disponíveis no mercado), mas nenhum dos jornais já conhecidos pelo levantamento preliminar excedem o tamanho A3, conforme se pode ver pelas características desses jornais já apresentadas em outra seção deste Projeto. Assim, esse tipo de aparelho solicitado pode cumprir perfeitamente bem os objetivos deste Projeto, como também servir a futuros trabalhos do Centro de Memória da Educação para digitalização de documentos fora dos tamanhos mais comuns.
O gravador de CDs se faz necessário para que o material digitalizado possa ser arquivado em cópias de segurança.
As bolsas térmicas são necessárias para a correta guarda dos Cds, já que a alteração de temperatura, além dos acidentes mecânicos, são os maiores responsáveis pelo encurtamento da vida útil desse tipo de suporte para informações eletrônicas.
Os demais móveis e acessórios se fazem necessários para que os equipamentos sejam corretamente instalados no Centro de Memória da Educação da FEUSP.
Os softwares a serem utilizados são: Dreamweaver 3.0 (programa para elaboração de home-pages), ThumbsPlus 3.30 (visualizador e gerenciador de arquivos de imagem), Photoshop 6.0 (editor gráfico) e o pacote de aplicativos Windows Office 2000 (ferramentas para edição de textos e tabelas em formato HTML).

Material de consumo

- 50 CDs virgens;
- cartuchos de tinta para impressora jato de tinta;
- luvas, mascaras, pincéis, pastas;
- 50 disquetes 3,5"/90mm de alta densidade.

A utilização desses materiais são intrínsecos ao trabalho de manuseio dos jornais antigos e sua digitalização.

Etapas de trabalho e cronograma

Início do Projeto: junho de 2001
Término previsto: dezembro de 2002.
Duração total: 18 meses.

Etapa 1: organização da sala e dos equipamentos para tratamento eletrônico de materiais impressos antigos.
Formalizando-se, como é de se esperar, parceria com a Faculdade de Comunicação Social de Itapetininga, os equipamentos serão temporariamente instalados em uma sala a ser especialmente destinada para isso pela diretoria da referida entidade, a qual se responsabilizará pela sua guarda e devolução ao Centro de Memória da Educação da FEUSP ao término da vigência deste Projeto.

Etapa 2: levantamento, digitalização e organização do material impresso produzido nas cidades de Itapetininga, Tatuí e Itapeva.
Atividades necessárias:
Contato com imprensa local, instituições e particulares depositários de materiais impressos de interesse para este Projeto.
Registro prévio do material impresso disponível.
Seleção do material levantado através de catalogação específica.
Tratamento do material selecionado com técnicas específicas de digitalização.
Reunião do material em arquivos e diretórios virtuais para a consulta de pesquisadores em história da educação.

Etapa 3: organização do repertório digital escola e imprensa do cotidiano.
Com a colaboração de um técnico especializado em programação de aplicativos para organização de acervos virtuais, esta etapa do trabalho será exclusivamente dedicada à criação de um aplicativo, sob a forma de uma home-page, que permita com facilidade a consulta aos seus conteúdos específicos.

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A n e x o s :

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