Programa de Estágio - 2001

V- Estágio Supervisionado: Programa de Formação Profissional do Docente do Ensino Básico

A formação prática de docentes para o ensino básico vem sendo tratada de maneira sistemática por esta Instituição de Ensino desde fevereiro de 1998, quando, através da então recém criada Coordenadoria de Estágio, se iniciou a implantação de uma rotina de estágio envolvendo todos os alunos dos cursos de licenciatura da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga, rotina que veio a ser chamada de “Programa de Formação Profissional do Docente do Ensino Básico”.
Aperfeiçoado ao longo de três anos de experiência com a coordenação das atividades de estágio, o Programa apresenta atualmente aos alunos de licenciatura em Letras dois cadernos-guia, ou “Cadernos do Estagiário”, compostos por uma seqüência de atividades práticas a ser desenvolvida pelo próprio estagiário em escolas públicas e particulares da região.
O primeiro caderno, chamado “Caderno do Estagiário – nível 1”, está dividido em 10 atividades práticas, todas elas destinadas a dirigir a atenção do estagiário aos aspectos mais gerais (sociais, culturais e institucionais) que influem diretamente sobre o trabalho escolar. Essas atividades estão assim denominadas:

Atividade Zero: Primeiros conhecimentos sobre a profissão do professor.
Atividade 1: Explorando o vocabulário profissional do professor.
Atividade 2: Conhecendo a legislação escolar brasileira.
Atividade 3: Conhecendo o Conselho Municipal de Educação.
Atividade 4: Contato com a escola estagiada.
Atividade 5: Caracterização da comunidade local.
Atividade 6: Conhecimento da clientela.
Atividade 7: Organização administrativa-pedagógica e recursos físicos.
Atividade 8: Conhecendo a rotina de reuniões.
Atividade 9: Investigando as questões de convivência na comunidade escolar.

Como se pode perceber, neste primeiro nível do estágio não se realiza aquilo que tradicionalmente se chama “prática de regência”, mas sim atividades específicas de conhecimento sobre o campo profissional dos professores e das características sociais e institucionais da escola estagiada, aspectos esses bastante valorizados por uma parcela significativa da moderna Pedagogia.
As atividades de docência em sala de aula são objeto do segundo caderno-guia, chamado de “Atividade Práticas em Sala de Aula”, dividido em 8 atividades, assim denominadas:

Atividade 1: Preparativos para a prática docente em sala de aula.
Atividade 2: Organização da sala de aula e do programa disciplinar.
Atividade 3: Conhecendo os processos de avaliação da aprendizagem adotados pela escola estagiada.
Atividade 4: Praticando avaliação inicial através da observação participante.
Atividade 5: Registrando resultados da avaliação inicial.
Atividade 6: Elaborando o plano de ensino para estágio em sala de aula.
Atividade 7: Praticando avaliação da aprendizagem.
Atividade 8: Devolvendo resultados e despedindo-se da classe.

A organização dessas atividades estrutura-se na associação entre os conhecimentos específicos necessários para prática de ensino da língua portuguesa ou inglesa e o também necessário domínio sobre os processos de avaliação da aprendizagem dos alunos. Assim, pode-se dizer que as oito atividades nesse segundo nível do estágio estão estruturadas, em suma, de acordo com a seguinte seqüência:

Avaliação inicial dos alunos (levantamento de conhecimentos prévios).


Estudo das propostas curriculares e programas disciplinares adequados ao nível ou ciclo onde se realiza o estágio.


Elaboração de plano de ensino.

Avaliação final

A elaboração de um relatório pessoal de estágio é exigida para a conclusão do segundo nível.
É dado ao estagiário o prazo mínimo de 2 anos e o máximo de 3 anos letivos para a execução das atividades propostas pelo Programa de Formação Profissional do Docente do Ensino Básico.
A realização completa do Programa eqüivale a 300 horas de estágio.


Coordenadoria de Estágio

A Coordenadoria de Estágio (CE), órgão responsável pela implantação e acompanhamento do Programa de Formação Profissional do Docente do Ensino Básico, está atualmente organizada em sala própria, contando com mobiliário, arquivos, murais, computador, telefone e uma biblioteca especializada em currículos e programas e projetos didáticos relacionados às diversas áreas do conhecimento do Ensino Básico. Essas obras são para livre empréstimo aos alunos inscritos no Programa.
A CE funciona em dois períodos:
- manhã: das 8:00 às 12:00.
- Tarde: das 19:00 às 23:00.

São atribuições da Coordenadoria de Estágio:

a) Planejar, coordenar e supervisionar as atividades de estágio profissionalizante dos cursos de licenciatura da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga.
b) Zelar pelo bom andamento da rotina de estágio dos graduandos, promovendo constante intercâmbio entre estagiários, professores e agentes externos a instituição (responsáveis pelo acolhimento dos estagiários).
c) Cuidar de toda rotina administrativa inerente ao controle burocrático das atividades de estágio, arquivando documentação, expedindo ofícios, avaliando relatórios, mantendo atualizada a correspondência e a comunicação com todos os envolvidos e estipulando o calendário anual de atividades de estágio.
d) Expedir certificado de conclusão de estágio para os alunos que realizem o mínimo de 300 horas de estágio.
e) Avaliar e manifestar-se em tempo hábil sobre outras propostas de estágio apresentadas por professores e/ou alunos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga.


Regulamento de Estágio

Para que se tenha melhor conhecimento da organização da rotina de estágio dos alunos do curso de licenciatura em Letras, vai reproduzido a seguir o Regulamento Geral de Estágio da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga:

“A realização de estágio é obrigatória para todos os alunos matriculados nos cursos de licenciatura da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga.
Os alunos poderão optar entre realizar o Programa de Estágio Para Formação de Docentes do Ensino Básico, organizado por esta Instituição, ou apresentar uma Proposta de Estágio.
A apresentação de Proposta de Estágio deverá ser feita pelo próprio interessado e encaminhada à Coordenadoria de Estágio em prazo compatível com o andamento das atividades acadêmicas, não excedendo nunca o penúltimo semestre do curso realizado pelo proponente.
A apresentação de Proposta de Estágio deverá ser feita através de carta dirigida à Coordenadoria de Estágio, anexada de um projeto de trabalho, contendo, em resumo, os seguintes tópicos: I: descrição do local onde se realizará o estágio, II: descrição pormenorizada das atividades que serão desenvolvidas, III: cronograma detalhando a duração prevista para as atividades, e IV: objetivos a serem alcançados. O interessado deve também trazer uma declaração de concordância da instituição onde se realizará o estágio. Ao final das atividades, deverá ser elaborado relatório do estágio desenvolvido.

Optando por participar do Programa de Estágio Para Formação de Docentes do Ensino Básico, esta Instituição entende que passam a ser os seguintes os DEVERES do aluno:
- zelar pelos Cadernos de Estágio e demais documentos fornecidos pela Coordenadoria de Estágio;
- executar todas as atividades práticas previstas nos Cadernos de Estágio, obedecendo as orientações dadas pela Coordenadoria de Estágio;
- estabelecer por iniciativa própria o primeiro contato com uma escola (pública ou particular) de ensino básico, solicitando diretamente aos seus responsáveis a autorização para a realização de estágio.
- estar disposto a realizar sem fins lucrativos as atividades previstas neste Programa;
- apresentar-se sempre de modo adequado e respeitoso no local de estágio;
- responsabilizar-se por qualquer problema que venha a ocorrer no local de estágio e do qual tenha participação;
- comunicar à Coordenadoria de Estágio sobre qualquer fato estranho que venha a ocorrer no transcorrer das atividades de estágio;
- participar ativa e produtivamente das reuniões e demais eventos organizados pela Coordenadoria de Estágio;
- apresentar nos prazos previamente estipulados as exigências apresentadas pela Coordenadoria de Estágio.

Por outro lado, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga considera os seguintes itens como DIREITOS dos participantes do seu Programa de Estágio Para Formação de Professores:

- receber orientação especializada a respeito das atividades programadas;
- opinar a respeito das atividades programadas, apresentando críticas e sugestões;
- protocolar cartas e demais documentos que sejam do seu interesse na Coordenadoria de Estágio;
- participar de seleção para realização de projetos especiais de estágio que venham a ser implementados;
- concorrer a “bolsas de trabalho” que possam vir a ser oferecidas;
- participar das reuniões de planejamento e avaliação feitas pela equipe da Coordenadoria de Estágio. “


Calendário de atividades da Coordenadoria de Estágio - 2001

Março / Abril
Início do Programa de Estágio para alunos ingressantes (1ª série de Letras, Pedagogia e Matemática).
Reinicio das atividades para estagiários (2ª e demais séries)
Junho
Reuniões de acompanhamento.
Agosto / Setembro
Reuniões de acompanhamento.
Outubro/ Novembro
Entrega de Caderno de Estágio.
Dezembro/ Janeiro 2002
Expedição de Certificados de Conclusão de Estágio.

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